5 drinks refrescantes para o verão

30.01.2019

Verão no ápice, carnaval por vir, e os encontros e saídas não param, não é mesmo? Nesse calor só mesmo um drink daqueles para brindar à vida e se refrescar (ou tentar).

5 drinks refrescantes para o verão

Por isso, separamos algumas receitinhas de drinks que são a cara do verão e foram adaptadas para serem mais leves, para não te deixar com aquele peso na consciência no dia seguinte. Algumas opções tradicionais podem ser adaptadas para ficarem mais refrescantes e menos pesadas, assim como outras combinações podem trazer essa sensação de frescor e leveza, confira abaixo nossas sugestões.

 

Sangria Fit

Ingredientes

5 copos de frutas sortidas (sugestão: melão, maçã verde, abacaxi, uva e lichia)
¼ de xícara de gengibre fatiado
1 garrafa de vinho branco
200ml de água com gás
Gelo à vontade
 

Modo de preparo

Despeje as frutas e o gengibre em uma jarra e amasse delicadamente com as costas de uma colher de pau. Adicione o vinho branco e a água com gás, misture e leve à geladeira 1h. Coloque vários gelos no copo e cubra com sangria. Super leve e delicioso, ideal para refrescar até os dias mais quentes.

 

Aperol Spritz

Ingredientes

3 partes de Prosecco (cerca de 60 ml no copo com gelo)
2 partes de Aperol (cerca de 40ml)
1 parte de água com gás
1 fatia de laranja para decorar
 

Modo de preparo

Coloque 3 partes do seu Prosecco favorito, cerca de 60 ml no copo com gelo. Acrescente 2 partes de Aperol, cerca de 40 ml. Complete com 1 parte de água com gás e finalize com uma fatia de laranja para decorar. Super prático e apaixonante, você vai amar combinar ele com um dia na piscina.

 

Saquê frozen

Ingredientes

200ml de seu saquê favorito
1 melancia
Gelo
 

Modo de preparo

Coloque todo recheio da melancia no liquidificador(mas não use todo o espaço do liquidificador). Adicione 200 ml de saquê, complete com gelo e bata bem. Simples e delicioso, se preferir adicione lascas de gengibre antes de bater, além de realçar o sabor torna o drink mais funcional.

 

Bellini

Ingredientes:

100ml de prosecco (refrigerado)
50 ml de purê de pêssego branco (2 pêssegos batidos)

Modo de preparo

Em um processador bata os pêssegos até chegar na textura do purê, despeje na taça vagarosamente para não perder as borbulhas do prosecco. Sirva e aproveite o queridinho da estação.

 

Gin Tônica

Ingredientes

60 ml de Gin
120 ml Água Tônica
1 ou 2 rodelas de limão

Modo de preparo

Complete um copo longo com gelo, adicione uma dose de Gin, complete com água tônica e esprema um squeeze de limão.

Algumas especiarias combinam muito bem com Gin Tônica, é algo simples e pode dar um toque diferente em seu coquetel, então abuse da criatividade.

Pepino
Canela
Zimbro
Alecrim
Limão
Framboesa
Casca de laranja
Gengibre

Garnish (Decoração)

Coloque rodelas de limão dentro do copo, você também pode utilizar como decoração fatia de pepino ou zimbro.

 

Agora que tal saborear um desses drinks incríveis? Um brinde à vida.
E não esqueça de marcar a gente nas redes sociais com o seu drink favorito(@tuttoperlacasa #tuttoblog).

 

Obs: Já que vamos beber uns bons drinks, não podemos esquecer que nesse calor é necessário se hidratar (e muito), então não se esqueça de beber água entre um drink e outro e todos os dias ao menos 2L de água por dia.

SHITAKE, PARA CONHECER E DESFRUTAR

27.09.2018

Você com certeza já ouviu falar ou comeu o famoso shitake. Esse cogumelo tem sido muito utilizado em diversos pratos e se tornou mais comum recentemente por ter diversos benefícios para a saúde, além de ser gostoso e prático de cozinhar.

A espécie veio da Ásia e hoje em dia é o segundo cogumelo comestível mais consumido no mundo. Era pouco conhecido pelos brasileiros, mas já conquistou muitos paladares e hoje é considerado um excelente alimento para fazer parte de nossa alimentação diária.

Mas quais são os benefícios do Shitake? Além de ser um alimento de poucas calorias e rico em fibras,  ainda há uma grande variedade de benefícios para a saúde como: auxílio na perda de peso, redução de colesterol, auxílio no combate ao câncer, combate os radicais livres, fortalece o sistema imunológico, controla e pressão arterial, protege o sistema cardiovascular e previne a trombose. São diversos nutrientes aliados à um prato bonito e saboroso.

Então aqui vai uma sugestão de risoto de shitake para o almoço do final de semana, você pode surpreender seus convidados com um prato requintado, muito saboroso, além de saudável e prático de fazer em quantidade.

SHITAKE, PARA CONHECER E DESFRUTAR

Ingredientes:

• 1 xícara de arroz arbóreo ou carnaroli

• 1 cebola pequena picada

• 1/2 taça pequena de vinho branco

• 3 cubos de caldo de legumes, ou 1,5litros de caldo de legumes caseiro

• 1 colher de sopa de azeite de oliva

• 2 colheres de sopa de manteiga

• 1/2 xícara de queijo gorgonzola

• 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

• 1 embalagem de cogumelos shitake (100 ou 150 g)

 

Modo de preparo:

 

1.           Corte o shitake em fatias laminadas depois de bem limpo

2.           Prepare o caldo de legumes: 1 litro e 1/2 de água fervente para os 3 cubos de caldo ou 1,5 litros de caldo caseiro. Mantenha este caldo no fogo baixo durante a preparação do prato

3.           Em uma frigideira prepare o shitake, adicione 1/2 colher de sopa de manteiga e molho shoyu a gosto e deixe refogar, o shitake diminuirá de tamanho e ficará mole, quando chegar a esse ponto, sem ressecar, desligue o fogo adicione salsinha e cebolinha e reserve.

4             Em seguida inicie o risoto fritando a cebola em 1 colher de azeite e 1 de manteiga. Quando começar a dourar, jogue a xícara de arroz, sem lavar.

5.            Refogue um pouco e jogue o vinho branco por cima deste refogado


6.             Mexa bem, quando evaporar o vinho comece a jogar o caldo de legumes, com uma concha grande, jogue o caldo sem deixar o arroz secar, mexendo sempre com uma colher de pau
(É importante mexer sempre para que o arroz italiano solte o amido que vai dar o ponto de risoto

7.            Continue mexendo e jogando o caldo, experimente de vez em quando para verificar o ponto do arroz. Ele estará no ponto quando estiver passando do ponto "al dente" , o risoto estará parecendo uma canjica quente

8.            Quando chegar neste ponto, desligue o fogo, adicione o shitake o queijo gorgonzola, e o queijo parmesão
10. Misture tudo muito bem, até derreter os queijos

9.             Sirva no mais belo #estilotutto e aproveite!

 

 

BOLO MOUSSE DE CHOCOLATE

11.07.2018

As férias escolares estão chegando e nada melhor que um bolo de chocolate tão cremoso que parece uma mousse para reunir as crianças (e também os adultos, por que não?). Prepara a caneta e o papel – ou o ctrl c + ctrl v – para repetir a receita em casa!

BOLO MOUSSE DE CHOCOLATE

INGREDIENTES

  • 500 g de chocolate meio amargo picado (55% a 60% cacau)
  • 200 g de manteiga em temperatura ambiente
  • 6 ovos
  • manteiga para untar a fôrma
  • cacau em pó a gosto para polvilhar
  • morangos para servir

MODO DE PREPARO

1. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média).

2. Unte com manteiga uma fôrma quadrada de 20 cm. Corte dois retângulos de papel manteiga com cerca de 30 cm x 20 cm. Cubra o fundo e laterais da fôrma, dispondo um pedaço de papel manteiga sobre o outro em cruz. Unte novamente com manteiga sobre o papel – assim fica mais fácil de desenformar.

3. Leve uma panela pequena com um pouco de água ao fogo médio – ela será a base para o banho-maria.

4. Coloque o chocolate numa tigela de vidro refratário (ou inox) e encaixe sobre a panela com água fervente. A tigela não deve encostar no fundo da panela, o vapor é suficiente para derreter o chocolate. Junte a manteiga em pedaços e deixe derreter, mexendo de vez em quando com uma espátula. Retire do banho-maria e deixe amornar.

5. Numa tigela pequena quebre um ovo de cada vez e transfira para uma tigela de vidro (ou inox) – assim, se um estiver estragado você não perde a receita. 

6. Encaixe a tigela com os ovos  sobre a panela do banho-maria e mexa com o batedor de arame até que formem uma espuma, mas sem cozinhar. Os ovos aquecidos aumentam mais de volume quando são batidos.

7. Transfira os ovos para a tigela da batedeira e comece a bater em velocidade baixa. Vá aumentando gradualmente. Deixe bater em velocidade alta até que tripliquem de volume, formando uma espuma densa, marcada pelo batedor.

8. Junte ⅓ dos ovos batidos ao chocolate derretido e mexa bem com a espátula para incorporar. Acrescente o restante, misturando delicadamente, de baixo para cima. Transfira a massa do bolo para a fôrma.

9. Coloque a fôrma do bolo numa assadeira e preencha o fundo com água fervente. Leve ao forno para assar em banho-maria por cerca de 20 minutos – a superfície do bolo deve estar opaca e firme, mas o interior ainda mole.

10. Deixar esfriar em temperatura ambiente antes de levar para a geladeira para firmar por pelo menos 2 horas – como esse bolo é muito cremoso, esse tempo na geladeira é essencial para você conseguir cortar e servir. Se preferir, prepare o bolo no dia anterior.

11. Retire o bolo da geladeira e desenforme ainda gelado: passe uma espátula na lateral, entre o papel manteiga e a fôrma. Usando o papel como suporte, transfira o bolo para um prato. Para a consistência ideal, o bolo deve ficar em temperatura ambiente ao menos 15 minutos antes de ser servido. (Mas atenção: esse tempo pode variar se estiver mais ou menos calor em sua cozinha.)

12. Polvilhe o bolo com cacau em pó e sirva os pedaços com morangos ou a fruta de sua preferência.


VERSÃO REDONDA

Se preferir asse o bolo numa fôrma redonda de fundo removível com 22 cm de diâmetro.

 

De Panelinha
Tempo de preparo Mais de 2h
Serve 12 porçõe

04 RECEITAS DE CHOCOLATE QUENTE PARA CURTIR O FRIO

19.06.2018

O inverno ainda não chegou oficialmente, mas a época mais fria do ano está aí e ela pede um bom chocolate quente. Pensando nisso, vamos te dar não só uma, mas quatro receitas (além daquele delicioso marshmallow cremoso para ir por cima de todos eles). Pegue o cobertor, escolha sua série favorita e se joga no chocolate quente!

04 RECEITAS DE CHOCOLATE QUENTE PARA CURTIR O FRIO

MARSHMALLOW

preparação: 25 min
cozimento: 15 min
porções: 08

INGREDIENTES

  • 2 xícaras de açúcar cristal
  • ¾ de xícara de água
  • 3 colheres de sopa de glucose de milho
  • 3 claras

PREPARO

  1. Fazer uma calda rala com o açúcar, a água e a glucose. Reservar
  2. Bater as claras na batedeira.
  3. Quando as claras estiverem em neve adicionar a calda de açúcar e bater até firmar.
     

TRADICIONAL

preparação: 10 min
porções: 02

INGREDIENTES

  • 2 gemas
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 2 xícaras de leite
  • 6 colheres de sopa de chocolate em pó
  • Marshmallow
  • Raspas de chocolate para decorar

PREPARO

  1. Em uma tigela, dispor as gemas e o açúcar e bater até obter uma mistura clara e fofa. Reservar.
  2. Dispor o leite e o chocolate em pó em uma panelinha e mexer até o chocolate dissolver completamente.
  3. Juntar a gemada e misturar bem em fogo baixo até engrossar.
  4. Servir em canecas, cobrir com marshmallow e raspas de chocolate.
     

NUTELLA

preparação: 10 min
porções: 02

INGREDIENTES

  • 2 xícaras de leite
  • ½ xícara de nutella
  • Noz moscada a gosto
  • Marshmalllow
  • Avelãs para decorar

PREPARO

  1. Em uma panela, dispor o leite e levar ao fogo baixo.
  2. Quando estiver começando a levantar fervura, dispor a nutella e mexer para dissolver bem.
  3. Dispor uma pitada de noz moscada.
  4. Colocar em canecas, cobrir com marshmallow e decorar com avelãs picadas.
     

CHOCOLATE BRANCO

preparação: 10 min
porções: 02

INGREDIENTES

  • 2 xícaras de leite
  • 1 canela em pau
  • 1 barra de chocolate branco
  • Marshmallow
  • Oreo picada para decorar

PREPARO

  1. Dispor o leite e a canela em uma panela e levar ao fogo baixo.
  2. Quando começar a levantar fervura, retirar a canela e dispor o chocolate branco picado e mexer até o chocolate branco dissolver completamente.
  3. Dispor em canecas, cobrir com marshmallow e decorar com oreo picada.
     

SEM LEITE

preparação: 10 min
porções: 02

INGREDIENTES

  • 1 fava de baunilha
  • 4 grãos de pimenta da jamaica amassados
  • 1 pau de canela
  • 2 xícaras de água
  • 1 colher de sopa de mel
  • 1 barra de chocolate amargo picado
  • Marshmallow
  • 1 colher de sopa de conhaque
  • Raspas de chocolate para decorar

PREPARO

  1. Em uma panela, dispor a fava de baunilha, as pimentas, a canela, a água, e o mel.
  2. Levar ao fogo médio até ferver.
  3. Juntar o chocolate amargo picado e mexer até derreter.
  4. Coar, servir em canecas, adicionar ½ colher de sopa de conhaque, cobrir com marshmallow, e com raspas de chocolate.