algumas dúvidas sobre a lista de casamento

04.03.2020

Chegou a hora de montar a lista de presentes do seu casório e você não sabe nem por onde começar? Esta é uma das melhores partes do evento, então, nada de ficar perdida em dúvidas! 

Para ajudá-la nisso, pedimos a ajuda da Carina Novaes, nossa responsável por cuidar e auxiliar os noivos durante todo esse momento. Ela esta no mercado a anos e é especialista nesse quesito, desde o momento para começar a montar, os tipos de produtos a escolher e por ai vai... 

Confira a seguir, algumas das respostas para as dúvidas mais comuns na hora de fazer a lista de presentes. 

algumas dúvidas sobre a lista de casamento

- Com quanto tempo de antecedência deve-se fazer a lista de presentes? 

 O ideal é que quando os convites sejam distribuidos a lista já esteja pronta e liberada para os convidados.

- Quais os tipos de listas possíveis na Tutto per la Casa? Qual a diferença entre elas?  

A Tutto per La Casa oferece dois tipos de lista de casamento, a Tradicional e a Padrão:

Na Lista Tradicional, os noivos agendam uma data e horário para escolher os itens que desejam ganhar. A lista estará disponível em nossas 06 lojas e em nosso site. O presente é enviado ao endereço cadastrado. 

Já a Lista Padrão, é uma lista com uma seleção de presentes contendo aproximadamente 180 itens, nos mais variados preços e materiais. Essa lista estará disponível em nossas 06 lojas e em nosso site. Neste caso, os noivos não receberão os presentes fisicamente e sim notificações por email e um relatório com todas todas as informações sobre o presente e o convidado para que agradeça. Ao final, poderão agendar a troca do valor obtido pelos produtos que escolherem. 

- Em que valores se basear para escolher a lista?

Deve ser em função do que o convidado pode dispor, normalmente . O convidado deve decidir em função do seu orçamento. Normalmente a nossa lista tem uma boa variação de valores para atender a todos. Um bom presente não significa um presente caro. Uma dica é ver o valor do maior presente e do menor e fazer uma média. 

- Os padrinhos devem dar presentes mais caros? 

Não necessariamente. O que acontece é que os padrinhos são pessoas muito importantes na vida do casal. Por isso, nada mais normal do que querer valorizar a união e oferecer algo bem bacana como presente. Mas valor não é tudo e sempre deve ser algo dentro de suas possibilidades.

- Sendo convidado, posso dar presentes que não estão na lista?

É sempre melhor optar por produtos escolhidos pelo casal mas claro que é possível dar presentes fora da lista, até porque as vezes a lista é feita com antecedência e alguns produtos novos podem chegar nesse intervalo de tempo. Costumo orientar o convidado que quer dar algum presente de fora da lista, a mesmo assim se basear nela, pois se o casal não pediu nada de bar, por exemplo, talvez já tenham tudo para essa categoria.
 

Por Carina Novaes
Responsável pelo setor Lista de Casamentos na Tutto per la Casa

Dicas essenciais para escolher seu Vestido de Noiva

20.08.2019

Todos nós sabemos que um dos momentos mais ansiosos e especiais para as noivinhas de plantão é a escolha do vestido. Por isso batemos um papo com a estilista super talentosa Maria Mendes para tirar algumas dúvidas e dar dicas de como decidir sobre o seu Vestido de Noiva! 

Dicas essenciais para escolher seu Vestido de Noiva
  • Como escolher o vestido de noiva ideal?

- A escolha do vestido sempre depende do local do casamento, o dia do ano e o horário, além disso, precisamos analizar e conhecer o perfil da noiva para tudo estar combinando perfeitamente com o grande dia! 

  • Qual a modelagem de vestido cai bem em cada biotipo?

- O nosso olhar, sem a gente saber, sempre procura o que a gente acha esteticamente bonito sem perceber o motivo exato porque gostamos ou não. A proporção “ampulheta” é a que a gente sempre busca. Então se a mulher tiver medidas parecidas de ombro e quadril, podemos marcar a cintura e fazer saia e ombros com volume. Se o quadril for maior que os ombros, devemos colocar mangas volumosas para equilibrar com o quadril ou até mesmo blusado e a saia pode ser mais seca. Se o troco for largo e o quadril mais estreito, fazemos o contrário, saia com volume e em cima mais seco. Sempre buscando essa proporção.

  • Quanto tempo antes escolher o vestido?

- Varia muito de noiva para noiva, o ideal são 6-8 meses antes

  • Quais os tipos de vestido mais adequeados para cada ocasião? Por ex, casamento na praia, casamento civil, no campo..

-Casamento na praia pede vestidos mais leves e fluidos com tules transparentes e com roda na saia para ficar bem vaporoso. 
-Na cidade vale quase tudo e se for a noite podemos abusar mais do brilho.
-Na serra tecidos leves ou encorpados e fosco para não brigar com o verde da montanha. Gosto de um off white mais queimado.

  • Existem  tendências para vestido de noiva?

- Sim sempre! Mas eu procuro fugir delas. Vestido de noiva tem que combinar com a noiva e ser atemporal! Daqui há 10 anos ele tem que fazer sentido para a noiva. Modismo passa.

  • Quantas provas de vestido a noiva deve fazer?

- Depende sempre de quanto ela vai emagrecer, mas em geral 5.

  • Dicas essenciais para escolher o vestido:

- Vá com sua mãe e irmã no máximo. Muita gente sempre deixa a noiva confusa. 
- Leve alguém que tenha um gosto parecido com o seu, ela vai entender a sua linguagem e a decisão se torna mais segura.
- Durante as provas não tire muitas fotos do seu vestido, se nao você fica revendo a todo minuto e enjoa! E acaba ficando louca! Confia na sua estilista que tudo vai dar certo.
- O vestido tem que ser a sua cara!

 

Esperamos que tenham gostado das dicas e as coloquem em prática :)! 

Constance Zahn | Inspire-se

01.11.2018

Dessa vez viemos dar uma dica de onde se inspirar e ficar por dentro de tudo que acontece no universo do casamento. Conversamos com a Constance Zahn, a autora do livro "O Guia Essencial de Casamento" e acreditamos que ela pode ajudar muito nesse momento tão importante que surgem tantas dúvidas. A Constance tem um blog que traz sempre referências nacionais e internacionais de casamentos únicos e ideias que fazem a diferença.

Constance Zahn |  Inspire-se

Com dicas de Moda e beleza, inspirações, casamentos, lua de mel e eventos, o site também dispõe do "CZ Bride Guide" onde ela criou uma listagem de indicações de profissionais que ela acredita, você ainda pode selecionar por categoria, país e cidade, ou procurar pelo nome do profissional. Tem como não amar esse blog? 

Para quem procurava inspirações de tirar o folêgo, pode parar. O blog possui uma categoria especifica para inspirações, que fala de tudo um pouco(tudo que você procurava saber), são diversos temas, por exemplo: doces e bolos, bouquets, convite e papelaria, decoração, foto e video, gastronomia, lembrancinhas, música e até dicas de como preparar os chás antes do casamento. A gente sabe que nesse momento o nervosismo surge e as dúvidas são muitas, mas encontrar tudo em um lugar só pode ajudar bastante. Que tal visitar o blog e já favoritar? Vai lá se inspirar e volta aqui para criar suas listas de presentes, hein. 

 

"Aqui, vocês encontram a minha seleção de referências, coisas que considero bonitas no universo do casamento.
Moda, decoração, fotografia… sempre com um olhar fresco e atual. Do clássico ao cool. O que é tendência e o que é atemporal. Sem preconceitos, nem as amarras do “tem que”.
Porque cada casal é único e há muitas formas de se fazer um casamento inesquecível. E o principal, claro, serão sempre os noivos apaixonados. O resto são detalhes – mas nem por isso menos deliciosos!
E é com esses tais detalhes que espero que o site lhes ajude!”

– Constance Zahn

COMO ESCOLHER O CERIMONIALISTA PERFEITO

27.06.2018

Após o pedido de casamento é quando o sonho começa a se concretizar. Um dos primeiros passos a dar em direção ao grande dia é achar o cerimonialista perfeito. Ele vai ajudar na organização, indicação dos fornecedores e todos os detalhes. Como escolher o aliado ideal para realização do seu casamento?

COMO ESCOLHER O CERIMONIALISTA PERFEITO

Use a internet a seu favor! Pesquise por cerimonialistas que tenham o mesmo estilo que você. Veja portfólios e comentários. Você tem que confiar 100% na sua escolha, devido às responsabilidades que o cerimonialista vai ter. É interessante, também, perguntar para os seus amigos que já casaram sobre a experiência deles e escutar as indicações e dicas.

Fique de olho no custoXbenefício! Não caia na armadilha de contratar alguém somente por ser mais barato. Preze por um serviço de qualidade na escolha de todos os fornecedores. Um bom cerimonialista vai saber te indicar os de maior qualidade dentro do seu orçamento. Nem sempre o mais caro é o melhor ou o mais barato vale a pena. Por isso, veja se o discurso do cerimonial se encaixa no que você espera gastar, e veja se a equipe dele é coesa, organizada e bem entrosada.

Para se sentir seguro durante todo o processo, faça um contrato detalhado e um checklist com todas as tarefas que o cerimonialista realizará e exija transparência por parte dele. É de extrema importância que vocês tenham uma comunicação aberta e natural, afinal esse é o profissional que vai te acompanhar do dia 01 até o casamento. Ele que vai impedir que imprevistos e estresses aconteçam, então confiança é essencial mas sempre acompanhe tudo que está sendo feito para ter certeza que vai sair como o planejado.

Por isso, pesquise, busque indicações e comentários, faça reuniões, veja portfólios. Escolher o cerimonialista certo é o pontapé para o seu casamento dos sonhos.